quinta-feira, 24 de março de 2011

Sete lições sobre o texto

          Em nossas aulas, desde o início do ano letivo até o presente momento, tivemos a chance de analisar algumas características do texto. Resumirei brevemente aqui os tópicos mais importantes que vimos:
1. A característica mais importante de um texto é sua unidade de sentido. A mera junção de palavras ou frases não pode ser chamada de texto. Para que um conjunto de palavras ou frases receba este nome elas precisam estar relacionadas umas com as outras formando um todo.
2. Quando pensamos em texto, costumamos imaginar somente palavras reunidas como que em um bloco. Contudo, um texto pode ser construído a partir de uma linguagem verbal, composta somente de palavras faladas ou escritas (um conto) ou uma linguagem não-verbal (uma fotografia, um quadro), ou ainda uma linguagem verbal e não-verbal (um filme, uma reportagem, uma novela).
3. Todo texto é produzido por um sujeito que viveu num determinado lugar e num determinado tempo. Sendo assim, devemos sempre considerar o tempo e o lugar onde um sujeito escreveu o texto, pois esses elementos podem nos dar pistas importantes para melhor compreendermos o texto.
4. Os textos podem ter características em comum quanto à finalidade, à estrutura e à linguagem empregadas. Sendo assim, eles podem ser classificados segundo gêneros textuais. Por exemplo: receita, conto, letra de música, poema, fábula, crônica...
5. Se compararmos dois textos, podemos encontrar semelhanças e diferenças quanto ao tema (o que o texto diz) e quanto à forma (como ele diz).
6. Muitas vezes encontramos textos que citam, direta ou indiretamente, outros textos, anteriores a eles. Então ocorre como que um “diálogo” entre textos. A isso chamamos intertextualidade.
7. Em certos momentos, o sujeito que produz um texto pode estar impedido de dizer o que deseja ou pode simplesmente não querer dizê-lo tão claramente. Nesses casos, ele pode utilizar imagens que, de forma figurativa,  expressem aquilo que ele realmente deseja dizer. Por exemplo, na fábula dO lobo e o cordeiro, La Fontaine conta a história da relação entre os dois animais com o objetivo de mostrar ao leitor que, numa terra sem lei, vale a lei do mais forte. Assim, o lobo e o cordeiro são imagens que ilustram para nós as relações injustas que podem existir quando os homens não são regidos por leis ou não as respeitam.
Referências bibliográficas:
FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Fracisco Savioli. Lições de texto: leitura e redação. 4ª ed. São Paulo: Editora Ática, 2002.
SAYEG-SIQUEIRA, João Hilton. O texto. 7ª ed. São Paulo: Selinunte Editora, 1990.

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