domingo, 6 de março de 2011

AULA 4

Após termos visto que todos nós temos direitos garantidos pela CONSTITUIÇÃO, bem como deveres que também estão previstos pela mesma lei, devemos recordar que NEM SEMPRE tivemos esses direitos e que, mesmo hoje, muitos deles ainda não são plenamente garantidos pelo Estado. Por isso, também é importante lembrarmos que eles não nos foram dados, mas foram conquistados e que, apesar de eles terem sido declarados, ainda necessitamos fazer muito para que eles se estendam efetivamente a todos. Para aprofundarmos nossa reflexão, vamos ler o texto abaixo.

ESTATUTOS DO HOMEM
(ATO INSTITUCIONAL PERMANENTE)
Artigo I 
Fica decretado que agora vale a verdade.
agora vale a vida,
e de mãos dadas,
marcharemos todos pela vida verdadeira.

Artigo II 
Fica decretado que todos os dias da semana,
inclusive as terças-feiras mais cinzentas,
têm direito a converter-se em manhãs de domingo. 
Artigo III  
Fica decretado que, a partir deste instante,
haverá girassóis em todas as janelas,
que os girassóis terão direito
a abrir-se dentro da sombra;
e que as janelas devem permanecer, o dia inteiro,
abertas para o verde onde cresce a esperança. 
Artigo IV 
Fica decretado que o homem
não precisará nunca mais
duvidar do homem.
Que o homem confiará no homem
como a palmeira confia no vento,
como o vento confia no ar,
como o ar confia no campo azul do céu. 
        Parágrafo único:  
        O homem, confiará no homem
        como um menino confia em outro menino. 
Artigo V  
Fica decretado que os homens
estão livres do jugo da mentira.
Nunca mais será preciso usar
a couraça do silêncio
nem a armadura de palavras.
O homem se sentará à mesa
com seu olhar limpo
porque a verdade passará a ser servida
antes da sobremesa. 
Artigo VI  
Fica estabelecida, durante dez séculos,
a prática sonhada pelo profeta Isaías,
e o lobo e o cordeiro pastarão juntos
e a comida de ambos terá o mesmo gosto de aurora. 
Artigo VII  
Por decreto irrevogável fica estabelecido
o reinado permanente da justiça e da claridade,
e a alegria será uma bandeira generosa
para sempre desfraldada na alma do povo. 
Artigo VIII   
Fica decretado que a maior dor
sempre foi e será sempre
não poder dar-se amor a quem se ama
e saber que é a água
que dá à planta o milagre da flor. 
Artigo IX 
Fica permitido que o pão de cada dia
tenha no homem o sinal de seu suor. 
Mas que sobretudo tenha
sempre o quente sabor da ternura. 
Artigo X  
Fica permitido a qualquer  pessoa,
qualquer hora da vida,
uso do traje branco. 
Artigo XI 
Fica decretado, por definição,
que o homem é um animal que ama
e que por isso é belo,
muito mais belo que a estrela da manhã. 
Artigo XII   
Decreta-se que nada será obrigado
nem proibido,
tudo será permitido,
inclusive brincar com os rinocerontes
e caminhar pelas tardes
com uma imensa begônia na lapela. 
        Parágrafo único:
        Só uma coisa fica proibida:
        amar sem amor. 
Artigo XIII 
Fica decretado que o dinheiro
não poderá nunca mais comprar
o sol das manhãs vindouras.
Expulso do grande baú do medo,
o dinheiro se transformará em uma espada fraternal
para defender o direito de cantar
e a festa do dia que chegou. 
Artigo Final.   
Fica proibido o uso da palavra liberdade,
a qual será suprimida dos dicionários
e do pântano enganoso das bocas.
A partir deste instante
a liberdade será algo vivo e transparente
como um fogo ou um rio,
e a sua morada será sempre
o coração do homem.
Thiago de Mello, em Santiago do Chile, abril de 1964.

Caso deseje conhecer o poeta Thiago de Mello e ouvir, pela voz do próprio autor, o poema acima, dê uma passadinha no YouTube.

QUESTÕES:
1. Tendo lido o poema “Estatutos do Homem”, observe algumas características da linguagem empregada nele e de sua organização e diga com que outro tipo de texto este poema se parece e por quê?
2. Vamos pensar um pouquinho no que pode significar as seguintes imagens. Para tanto não deixe de ler os trechos dos quais elas fazem parte.
a) couraça de silêncio (Artigo V);
b) armadura de palavras (Artigo V);
c) pântano enganoso das bocas (Artigo Final).
Agora, procure interpretar o que cada uma dessas imagens quer dizer. Registre suas interpretações.
3. O poema que lemos foi escrito pelo poeta em 1964 no Chile. Sempre que lemos um texto é importante que fiquemos atentos ao momento e lugar em que ele foi escrito, uma vez que um texto sempre dialoga com o contexto no qual está inserido. Para lembrar as palavras de Marisa Lajolo, “o mundo da leitura nos remete à leitura do mundo”.
Portanto, pesquise que fatos ocorreram no Brasil em 1964 e procure relacioná-los com o poema de Thiago de Mello. Depois, diga por que o poema também se chama “Ato Institucional Permanente”.
4. No artigo VI, o poeta cita um texto de Isaías (profeta bíblico que viveu no século VII a.C. sob o reinado de Acaz, caracterizado pela corrupção moral). No livro bíblico que registra as profecias de Isaías, está escrito: “O lobo e o cordeiro pastarão juntos, e o leão comerá palha como o boi, e pó será a comida da serpente”.
Responda às seguintes questões:
a) Você já havia ouvido esta frase do profeta Isaías?
b) Como é a relação na natureza entre o lobo e o cordeiro?
c) Considerando que o profeta prediz um lugar em que o lobo e o cordeiro pastarão juntos, como é a sociedade sonhada pelo profeta?
Aprofundando:
Ao citar um trecho do livro do profeta Isaías, o poeta Thiago de Mello estabelece um “diálogo” com um texto mais antigo, nesse caso cerca de 2800 anos. A esse diálogo entre textos, nós chamamos INTERTEXTUALIDADE. Se quiser conhecer um pouquinho mais sobre isso, clique aqui.
PARA LEITURA E DISCUSSÃO:
O LOBO E O CORDEIRO
Um cordeiro matava sede numa corrente de água pura, quando chega um lobo cuja fome o levava a buscar caça.
- Que atrevimento é esse de sujar a água que estou bebendo? – diz enfurecido o lobo. – Você será castigado por essa temeridade.
- Senhor – responde o cordeiro -, que Vossa majestade não se encolerize e leve em conta que estou bebendo vinte passos mais baixo que o Senhor. Não posso, pois sujar a água que está bebendo.
- Você a suja – diz o cruel animal . – Sei que você falou mal de mim no ano passado.
- Como eu poderia têlo feito, se não havia sequer nascido? – responde o cordeiro. – Eu ainda mamo.
- Se não foi você, foi seu irmão.
- Eu não tenho irmãos.
- Então, foi alguém dos seus, porque todos vocês, inclusive pastores e cães, não me poupam. Disseram-me isso e, portanto, preciso vingar-me.
Sem fazer nenhuma outra forma de julgamento, o lobo pegou o cordeiro, estraçalhou-o e devorou-o.
(La Fontaine Tours, Alfred Mame et Fils, 1918.v.1,p.10)

ATIVIDADE COMPLEMENTAR:
Agora, realizaremos um exercício de comparação entre o texto que lemos “Estatutos do Homem” e a música que ouviremos, “Pontes Indestrutíveis”, cuja letra encontramos abaixo.

Pontes Indestrutíveis
Composição: Charlie Brown Jr.
Buscando um novo rumo
Que faça sentido
Nesse mundo louco
Com o coração partido eu...
tomo cuidado
Pra que os desequilibrados
Não abalem minha fé
Pra eu enfrentar
Com otimismo essa loucura...

Os homens podem falar
Mas os anjos podem voar
Quem é de verdade
Sabe quem é de mentira
Não menospreze o dever
Que a consciência te impõe
Não deixe pra depois
Valorize a vida...
Resgate suas forças
E se sinta bem
Rompendo a sombra
Da própria loucura
Cuide de quem
Corre do seu lado
E quem te quer bem
Essa é a coisa mais pura...

Fragmentos da realidade
Estilo mundo cão
Tem gente que desanda
Por falta de opção
E toda fé que eu tenho
Eu tô ligado
Que ainda é pouco
Os bandidos de verdade
Tão em Brasília tudo solto
Eu faço da dificuldade
A minha motivação
A volta por cima
Vem na continuação
O que se leva dessa vida
É o que se vive
É o que se faz
Saber muito é muito pouco
"Stay Will" esteja em paz..

Que importa é se sentir bem
Que importa é fazer o bem
Eu quero ver meu povo todo
Evoluir também
Que importa é se sentir bem
Que importa é fazer o bem
Eu quero ver meu povo todo
Prosperar também
Que importa é se sentir bem
Que importa é fazer o bem
Eu quero ver meu povo todo
Evoluir também
Que importa é se sentir bem...

Viver, viver e ser livre
Saber dar valor
Para as coisas mais simples
Só o amor constrói
Pontes Indestrutíveis...

Lembre que, ao compararmos dois textos, procuramos estabelecer diferenças e semelhanças.
1. Em relação à organização do texto na página, há alguma semelhança entre os dois textos?
2. Quanto à mensagem dos dois textos, é possível estabelecer comparações?
3. O que o autor quer dizer com “Cuide de quem corre do seu lado”? Essa preocupação manifestada na música também pode ser encontrada em algum artigo do poema “Estatutos do Homem”? Se sim, qual?
4. Por que “só o amor constrói pontes indestrutíveis”? O amor também é considerado importante para o mundo ideal do poeta Thiago de Mello? Em que artigos ele manifesta isso?

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