OBS.: a proposta de se trabalhar esta letra de música com os alunos me foi feita pela professora Nilde, colega de trabalho do CIEJA, no qual dá aulas de Linguagens e Códigos no Noturno.
Na aula passada, ouvimos a música "BRASIL" de Cazuza e a comparamos com o texto "SÓ DE SACANAGEM", de Elisa Lucinda. Agora ouviremos a música "QUE PAÍS É ESTE?". Você perceberá que esta canção tem muito a ver com a música de Cazuza. Tanto este quanto Renato Russo, autor da música que ouviremos, pertencem à geração dos anos 80. O vídeo disponível, no entanto, é uma interpretação da banda Paralamas do Sucesso, também da mesma época.
Que País É Este?
Letra: Renato Russo
Música: Renato Russo
Nas favelas, no senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que pais é este?
No Amazonas, no Araguaia, na Baixada fluminense
No Mato grosso, nas Gerais e no Nordeste tudo em paz
Na morte eu descanso mas o sangue anda solto
Manchando os papéis, documentos fiéis
Ao descanso do patrão
Que país é este ?
Terceiro Mundo se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão.
Que país é este?
Letra: Renato Russo
Música: Renato Russo
Nas favelas, no senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que pais é este?
No Amazonas, no Araguaia, na Baixada fluminense
No Mato grosso, nas Gerais e no Nordeste tudo em paz
Na morte eu descanso mas o sangue anda solto
Manchando os papéis, documentos fiéis
Ao descanso do patrão
Que país é este ?
Terceiro Mundo se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão.
Que país é este?
Caso se interesse por conhecer mais a obra de Renata Russo e sua banda, a Legião Urbana, CLIQUE AQUI.
PARA REFLETIR:
Leia com atenção o trecho abaixo:
Nas favelas, no senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Neste trecho nós ouvimos a palavra Constituição. Você sabe o que ela significa? Discuta com seus colegas e tente descobrir o sentido dessa palavra. Depois registre as conclusões do grupo em seu caderno.
Na canção que ouvimos, o artista, em tom de indignação e após constatar que a corrupção está por toda parte, indaga: “Que país é este?”. Em grupo, discuta quais são os problemas que impedem o Brasil de ser um país em que vigore a justiça e a igualdade. Depois faça uma lista enumerando aqueles que você considera os cinco principais problemas do país.
APROFUNDANDO O TEMA DA AULA:
Em discussão com seus colegas, vocês provavelmente pensaram em um sentido para a palavra CONSTITUIÇÃO, tal como ela se insere no contexto da música. Vamos verificar se vocês descobriram o que esta palavra significa?
Para tanto, leremos o livro “OAB VAI À ESCOLA”, da página 3 à 6, por enquanto. Ele é uma iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil e tem por objetivo expor ao aluno os direitos fundamentais do Cidadão, contidos na CONSTITUIÇÃO.
Caso não tenha lido a obra em sala com os demais colegas. Acesse-a pela Internet clicando em:
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CLIQUE AQUI |
A partir do lemos na obra, vamos registrar alguns conceitos para podermos nos aprofundar em nossos estudos?
A situação da EDUCAÇÃO, da SAÚDE e da SEGURANÇA PÚBLICA no BRASIL nos deixa indignados porque sabemos que temos direito a esses serviços, tanto em relação ao acesso quanto à qualidade deles. Saber que temos esses direitos e outros mais é um primeiro passo para a consciência de que somos cidadãos. Cidadão é ____________________________________ . Contudo, para que saibamos exatamente quais são nossos direitos e deveres, precisamos conhecer a CONSTITUIÇÃO. Ela é ___________________________________________________________________________. Além disso devemos saber que DIREITO é ________________________________________________________________ e DEVER é _________________________________________________.
Estando ciente desses conceitos, vamos entender melhor como funciona o GÊNERO TEXTUAL LEI.
O texto normativo
O texto normativo muitas vezes tem natureza jurídica, ou seja, serve para regular as relações entre os homens, estabelecendo aquilo que eles podem fazer ou deixar de fazer. Dessa forma, a LEI é um tipo de texto usado para registro das normas que organizam (regulam) a vida de uma sociedade, dispondo direitos e obrigações de cada um de seus membros.
Ela tem uma organização essencial disposta em ARTIGOS e INCISOS, podendo ser dividida também por TÍTULOS, CAPÍTULOS e SEÇÕES.
Os ARTIGOS são divisões da lei e são registrados em numeral ordinal (1º, 2º, 3º) até o nono artigo. Depois usam-se numerais cardinais (10, 11, 12...).
Os INCISOS são subdivisões dos artigos e são registrados em numerais romanos (I, II, III...).
Leia agora um trecho do Art. 5º da Constituição Federal:
TÍTULO II
Dos Direitos e Garantias FundamentaisCAPÍTULO I
DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS
Dos Direitos e Garantias FundamentaisCAPÍTULO I
DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS
Podemos perceber neste pequeno trecho como é redigida uma lei. Nela vemos as divisões possíveis e o CAPUT, que é o enunciado principal do Artigo (destacado em amarelo).
SOBRE NUMERAIS:
Como vimos, o gênero Lei usa muitos tipos de numerais. Caso deseje recordar o que são numerais cardinais, ordinais, romanos... basta dar uma navegada pelos links abaixo:
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