sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Conotação e Denotação

          Veja as imagens abaixo:
 


  • Agora, descreva o que você vê nas imagens.
  • Que sentido as expressões sugeridas pelas imagens têm no dia-a-dia?
          As imagens acima sugerem expressões idiomáticas. Tais expressões têm uso corrente no cotidiano, mas não são entendidas pelos ouvintes ao pé da letra; representam, sim, atitudes tomadas pelas pessoas. Veja o exemplo abaixo:

Maria queria fazer um bom negócio, mas acabou entrando pelo cano.
O funcionário da companhia de água acabou entrando pelo cano para conseguir realizar o conserto.

          No primeiro caso o termo entrando pelo cano significa não ter tido sucesso em algo. Já no segundo caso, a expressão é utilizada em seu sentido corrente, literal, não significando outra coisa senão o fato de o funcionário ter entrado por um cano para realizar um conserto.
          Dessa forma, no primeiro caso o termo adquire um sentido conotativo; já no segundo, o termo adquire um sentido denotativo. Vejamos o que isso significa:

Denotação é o emprego da palavra em seu sentido corrente, literal, tal como constar no dicionário.

A bomba explodiu no tempo marcado.

Conotação é o emprego da palavra com sentido distinto do corrente, figurado, divergindo assim do registro de dicionário.

Meu coração explodiu de emoção.

Toda palavra pode ser usada em sentido denotativo ou conotativo. É necessário analisar a oração ou o contexto no qual ela se insere para que saibamos em que sentido está sendo usada.
Do mesmo modo os textos podem ser predominantemente denotativos ou conotativos. Por exemplo, textos jornalísticos e científicos tem linguagem predominantemente denotativa. Já canções, poemas e propagandas apresentam linguagem predominantemente conotativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário